quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Entendimentos



 Fico me perguntando por que as pessoas têm uma necessidade tão grande de entender o outro, mesmo sabendo no fundo que não compreendem a si mesmas. A compreenção da nossa existência não pode estar atrelada ao entedimento externo sem o discernimento do interno. Quando resolvi fazer este Blog, minha intenção não era a de ser ouvido e compreendido. A vontade de auto-compreensão foi o que me levou a publicar na net o que produzo.

  Neste espaço publico fotos, poemas, textos jornalísticos e literários, que nem sempre partem de um pressuposto considerado concreto. Aliás, tudo que considero concreto nessa vida parte de premissas que transcendem, na minha compreensão, o universo pragmático do cotidiano do sistema organizacional humano vigente.

  Idéias pré-estabelecidas não me trazem o gozo da liberdade que almejo. A reflexão que proponho está na perspectiva de construir algo novo, para que assim possa me sentir em movimento favorável em comparação à caminhada escura que a humanidade emprega nos dias de hoje. A confusão geralmente se instala quando nos apoiamos por demais em conceitos humanos da modernidade, que tolhem a capacidade de discernimento do ser integral, essencial. Hoje, mais do que nunca, minhas verdades são verdadeiras, são o que sou e não o que esperam que eu seja.

 Portanto, caro leitor, se você não entendeu ou não concordou com minhas colocações, sinta-se livre para questionar. Mas saiba que cada um de nós é um universo particular, que se desvela na medida em que nos propomos a nos descobrir por si mesmos. Tal vontade de descobrir a novidade, seja no âmbito intelectual, emocional ou espiritual, é o que me move a frente, sem me apegar ao que já foi. Por isso as perguntas que nos fazemos são muito mais importântes do que as que fazemos para os outros. Me questione, mas antes faça seus próprios questionamentos.

  Decidi não me culpar mais. O mundo de hoje nos impõe culpas para nos prender a sua malha. Eu quero me libertar. E se for necessário expor aquilo que sou, possibilitando uma amplitude maior da minha condição reflexiva em relação ao eu em mim, assim será. Assim uso e abuso de contradições, de redundâncias literárias e de confrontos com  meu ego, tudo na busca por algo que ainda não sei ao certo, mas que faz me sentir vivo.

Osíris Duarte  09/12/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário